O que é o CEFA?

O Centro de Estudos em Filosofia Americana (CEFA) é uma entidade independente voltada para a pesquisa em filosofia e a divulgação de assuntos filosóficos e educacionais. O objetivo do CEFA é o de propiciar aos estudiosos brasileiros um contato com os diversos aspectos da filosofia estadunidense e, de modo mais amplo, com o pragmatismo em diversos países. Além disso, especificamente no Brasil, o CEFA tem como missão o desenvolvimento da filosofia em geral no âmbito da juventude.

O Centro de Estudos em Filosofia Americana está ligado por laços de amizade e trabalho comum à Internacional Pragmatism Society, com sede nos Estados Unidos.

O CEFA foi criado em 1996, pelo filósofo Paulo Ghiraldelli Jr. e pelo cientista político Alberto Tosi Rodrigues (1965-2003), com outra denominação, vindo de experiências constantes de trabalhos comuns em pesquisas, publicações e ensino que datam de meados dos anos oitenta.

Quando de sua criação, o CEFA contou com o incentivo de filósofos da Europa, Nova Zelândia, Estados Unidos e Canadá. Em especial os filósofos Richard Rorty (1931-2007) e Donald Davidson deram apoio direto à entidade.

Donald Davidson (1917-2003) foi convidado para tornar-se o “presidente de honra” do CEFA. Depois de seu falecimento, sua esposa, a filósofa Marcia Cavell, reiterou que poderíamos mantê-lo como presidente de honra, como uma homenagem póstuma, e que ela via tal coisa como um gesto carinhoso, que aprovava.​

director

Diretoria do CEFA

O CEFA é dirigido, na sua parte executiva mais imediata, pelo filósofo Paulo Ghiraldelli Jr. Conta com o apoio supervisional dos filósofos John Shook, dos Estados Unidos, e Bjorn Ramberg, da Noruega. A foto ao lado é do filósofo Donald Davidson (1917-2003), presidente de honra do CEFA. Para entender a filosofia de Davidson, Paulo Ghiraldelli escreveu a Introdução à filosofia de Donald Davidson para Psi!​​