Publicações

“Este livro fornece narrativas contemporâneas sobre a contemporaneidade. O eixo principal dessas narrativas tem a ver com a subjetividade moderna e os desdobramentos críticos a seu respeito.”
Seguindo a sua linha mestre de estudos sobre a subjetividade, Ghiraldelli analisa grandes nomes da filosofia contemporânea para, a partir de seus escritos, produzir narrativas que explicam a subjetividade atualmente.

Em um texto de fácil leitura, com um vocabulário acessível e que torna o livro atraente e envolvente para o leitor, é possível de forma menos complicada, mas sem perder rigor teórico-metodológico, adentrar sobre as teses desenvolvidas por Agamben em suas principais obras que, assim como Ghiraldelli, tratam do sujeito e da subjetividade, em especial, as questões fundamentais que envolvem as questões acerca da linguagem.

A noção de biopolítica atravessa todos os textos deste livro: é a vida dita biológica que importa ao poder moderno. Os artigos reunidos em Pandemia e pandemônio, escritos segundo óticas disciplinares e temáticas distintas, buscam confeccionar um retrato do Brasil de 2020, sujeito ao avanço da COVID-19. Pelo desarranjo governamental, passamos por uma enorme crise de saúde pública, o destrambelhamento do país nos levou a uma quantidade absurda de óbitos.

O Filósofo Paulo Ghiraldelli Júnior publica mais uma obra onde a filosofia desbanaliza o banal. Com ensaios envolventes e de leitura agradável, Ghiraldelli expõe filosoficamente os principais temas da república brasileira desde a ascensão ao poder do Marechal Deodoro da Fonseca até a eleição de Jair Messias Bolsonaro. A explicação sobre as diferenças entre “república” e “democracia” perpassa toda a obra do filósofo, de modo que possa haver maior clareza sobre esse conceitos a partir de uma pegada filosófica.

A história da filosofia é uma história. É apenas uma história? Para a
maioria dos grandes filósofos a história da filosofia era por si mesma filosófica – e seu leitor não iria “ficar sabendo de fatos”, mas iria começar a filosofar por meio dela. Por isso, vários dos grandes filósofos, filosofaram escrevendo uma história da filosofia.
Comece a ler e irá perceber que não precisará de um número absurdamente grande de informações para iniciar o seu filosofar – e corretamente!